É impossível não saber desta história e não emocionar. No lar vive cerca de 400 idosos, e no mesmo lugar funciona também uma creche. Titulada de "Intergeracional Learning Center."
Cinco dias por semana, os moradores e as crianças se reúnem para participar de atividades planejadas que são comuns em creches: dança, arte ou ida ao parquinho. Evan Briggs, professora na Universidade de Seattle, ficou tão impressionada com o modelo que ela decidiu fazer um filme sobre o centro de aprendizagem na esperança de que a ideia sirva de exemplo pelo mundo.
Briggs disse que os idosos que moram no asilo passaram por uma "transformação completa na presença das crianças”. Para uma rede de televisão americana ela contou ainda que :"Momentos antes das crianças chegarem, muitas vezes, eles estão apáticos, às vezes dormindo. Era uma cena deprimente. Assim que as crianças entram para fazer arte, música ou ou qualquer que seja o projeto no dia, os idosos se animam”.
O documentário feito por Evan Briggs chama-se “Presente Perfeito”. As crianças têm a vida inteira pela frente e praticamente nenhuma experiência, os idosos têm histórias ricas e apenas alguns anos de vida. Eles se reúnem para compartilhar esse momento único na vida de alguém - o início e o fim.
A primeira cena é de um menino que tenta recitar seu nome para um senhor que não consegue ouvir. Ele pacientemente repete o nome varias vezes, enquanto o homem se esforça para compreender. O menino está presente e paciente: sem irritação ou incômodo.
De um lado, as crianças aprendem a se relacionar com diferentes gerações, a respeitar os mais velhos e a conviver com pessoas com limitações físicas. Já os idosos recebem carinho e são estimulados intelectual e fisicamente pelos exercícios com os alunos.
Fontes: Tudo Sobre Minha Mãe | Uol



